gallery/logo
           Em 1984, nasceu a Pré-escola Amiguinhos do Verde, com uma proposta totalmente inovadora, baseada em teóricos como: Piaget, Freinet, Emília Ferreiro, entre outros. O principal objetivo era desenvolver uma aprendizagem equilibrada entre as áreas cognitiva e afetiva. O grande diferencial na época, entretanto, era a preocupação ecológica da escola, de visão ecocêntrica – quando pouco ainda se discutia ecologia – aliada à alimentação naturalista, de caráter educativo.
 
          A Amiguinhos do Verde cresceu e, em 1989, passou a oferecer também o Ensino Fundamental até a 4ª série, mudando o nome para “Escola de 1º Grau e Pré-Escola Amigos do Verde”. Atualmente, a Escola Amigos do Verde, além da Educação Infantil, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com as novas leis de Educação. Registrada e autorizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS), tem seu Plano de Estudo e o Projeto Pedagógico revisados periodicamente, conforme a legislação em vigor.
 
          Nosso trabalho, sempre atento às atualizações científicas que a ele se alinhem, hoje tem por referência teóricos como Edgar Morin, Humberto Maturana, Rafael Yus, entre outros. Segundo Edgar Morin, a “Educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade...”. Nosso objetivo é auxiliar o sujeito a se desenvolver integralmente, considerando múltiplas inteligências (inspirados por Gardner) e valorizando a formação da criticidade e responsabilidade social.

 

gallery/historia1
gallery/historia2

História