gallery/logo
  • Proporcionar uma aprendizagem desafiadora (cognitiva) e prazerosa (afetiva);
  • Estimular a autonomia, a criatividade, a responsabilidade e a organização dos alunos e alunas;
  • Acolher as diferenças, os potenciais e as limitações individuais e de grupo;
  • Integrar alunos/as, equipe e familiares;
  • Incentivar a reflexão de que somos todos/as parte da natureza através de aulas teóricas e práticas;
          Em tempos de valorização de uma educação integral, questionadora e humanizadora, a Amigos do Verde é pioneira com sua proposta pedagógica que visa contribuir para a formação de seres humanos, pertencentes a um ecossistema de interdependência de pensamentos, atos e sentimentos.
         
         Perceber que a criança aprende pelo caminho da afetividade não é diminuir presença e importância dos conteúdos voltados para cada ano. É, sim, compreender definitivamente que aquilo que se aprende só será significativo se houver a vivência e o interesse como aliados neste processo.
 
         Os projetos de estudo construídos por alunos/as e professor/a, por grupos, constituem-se em estímulo a um processo de aprendizagem dinâmico e prazeroso, enfocando os temas de forma transdisciplinar, com duração de 2 a 3 semanas (conforme nível escolar).
 
         A construção do planejamento é feita com a participação e colaboração ativa dos alunos e alunas, muitas vezes através de mapas mentais. Dessa forma, desenvolve-se, entre outros aspectos, a autonomia intelectual e afetiva, através de trocas e desafios constantes, proporcionando como meta, ao final do projeto, a socialização dos conhecimentos adquiridos.
gallery/proposito1
gallery/proposito2

Propósitos