gallery/logo
        Trocas e vivências são realizadas de acordo com a proposta pedagógica e com os projetos de estudos desenvolvidos pelas turmas. Têm como propósito socializar e integrar a comunidade escolar, despertando curiosidade para uma nova abordagem de aprendizagem. A maioria dos eventos está prevista em calendário escolar.
 
       Culinárias: são realizadas 1 a 2 vezes ao mês, com a participação ativa dos alunos em todas as etapas de preparação da receita.
 
       Hortas: são mantidas na escola hortas educativas, na qual as crianças, com o auxílio do professor de Agroecologia e professoras, realizam o plantio e o cuidado diário
de hortaliças diversas.
 
       Semanas das Mães e Semanas dos Pais: Durante duas semanas, as professoras abrem seus planejamentos para que mães (em maio) e pais (em agosto) desenvolvam atividades na turma de seu/sua filho/a.
 
       Semana da Ecologia: Durante uma semana, de forma mais intensa e sistemática do que no cotidiano escolar, são desenvolvidas atividades relacionadas ao meio ambiente com a comunidade escolar, numa visão de ecologia interior, social e planetária. Há também a Mostra Científica Sustentável do Ensino Fundamental, realizada bienalmente na Semana da Ecologia.
 
       Festa Junina: Organizada anualmente pela escola e alunos/as e aberta à comunidade.
 
       Olimpíadas: Evento esportivo, realizado em um sábado, de caráter cooperativo e integrativo.
 
       Acampamentos, acantonamentos e miniacantonamentos: Essas atividades são desenvolvidas em Itapuã (Estação Experimental ISLA), possibilitando um contato mais próximo com a natureza, através de trilhas ecológicas, plantios, passeios noturnos e outras atividades.
 
  • Acantonamento - Para alunos/as do Ensino Fundamental e Educação infantil a partir de Grupo 4 e referentes manhã. É realizado em um final de semana (sábado e domingo).

 

  • Miniacantonamento - Para alunos/as de Grupos 2, 3 e referentes manhã, durante um sábado.
 
       Colheita e Feirão: Grande festa realizada em novembro, com a organização e participação da comunidade escolar. São vendidos: hortaliças, flores e temperos (colhidos por equipe e alunos/as no dia anterior), culinárias e artesanato produzidos também pelos alunos e alunas.
 
       Aniversários: Nosso objetivo é valorizar ainda mais nossos sentimentos amorosos em relação à/ao aniversariante do dia. Assim, familiares poderão trazer um bolo de acordo com nossa proposta alimentar, que será complementado com o lanche oferecido pela Escola, no local em que a turma for realizar essa refeição. Dispensa-se, assim, o envio de convites e atividades extras. Será permitida a participação de pais e/ou familiares, sendo no máximo duas pessoas, durante o lanche e parabéns (cerca de uma hora de duração).
 
       Curso de Experiência Reflexiva: Essa formação é oferecida para profissionais da área da educação, áreas afins ou interessados em geral. Coordenação e organização Silvia Lignon Carneiro, diretora-fundadora da Escola.

 

 

gallery/trocas1
gallery/trocas2

Trocas e Vivências