Ensino

Propósito e Metodologia

 
5_MOSCIENSUS-48.JPG
 

Nosso propósito é proporcionar uma aprendizagem desafiadora cognitivamente e prazerosa, sem abrir mão do desenvolvimento emocional e de laços afetivos.

Além, disso, ainda buscamos:

  • Estimular a autonomia, a criatividade, a responsabilidade e a organização dos alunos e alunas;

  • Acolher as diferenças, os potenciais e as limitações individuais e de grupo;

  • Integrar alunos/as, equipe e familiares;

  • Incentivar a reflexão de que somos todos/as parte da natureza através de aulas teóricas e práticas.

bb8e91730616bbe712fd5f1a7229dba6_510x230.png

Em tempos de valorização de uma educação integral, questionadora e humanizadora, a Amigos do Verde é pioneira com sua proposta pedagógica que visa contribuir para a formação de seres humanos, pertencentes a um ecossistema de interdependência de pensamentos, atos e sentimentos. Perceber que a criança aprende pelo caminho da afetividade não é diminuir presença e importância dos conteúdos voltados para cada ano. É, sim, compreender definitivamente que aquilo que se aprende só será significativo se houver a vivência e o interesse como aliados neste processo.

Os projetos de estudo construídos por alunos/as e professor/a, por grupos, constituem-se em estímulo a um processo de aprendizagem dinâmico e prazeroso, enfocando os temas de forma transdisciplinar, com duração de 2 a 3 semanas (conforme nível escolar). A construção do planejamento é feita com a participação e colaboração ativa dos alunos e alunas, muitas vezes através de mapas mentais. Dessa forma, desenvolve-se, entre outros aspectos, a autonomia intelectual e afetiva, através de trocas e desafios constantes, proporcionando como meta, ao final do projeto, a socialização dos conhecimentos adquiridos.


Proposta Pedagógica

76d5b5b7a1ceec54e6e575423882b9ba_260x260.png

Com uma proposta de Educação Integral, nossa escola se fortalece dentro do paradigma ecocêntrico, através da visão multidimensional do indivíduo compreendendo-o no nível físico, emocional, mental e ético. Com um Plano de Estudos adequado às necessidades de cada faixa etária, a Escola propõe atividades de raciocínio lógico-matemático, alfabetização, dramatização, artes plásticas e recicladas, estudos sociais, culinárias naturalistas, ciências, aulas-passeio e outras que, aliadas às vivências de auto(eco)conhecimento, compõem uma rotina equilibrada e contemplam as múltiplas inteligências do ser, resultando em uma aprendizagem integral e plena. As atividades curriculares são desenvolvidas e integradas às de auto(eco)conhecimento, como massagens, relaxamentos, danças circulares, rodas de harmonização...

 
4d2a76cf9cd3632f4acc00fcd61da909_510x230.png

O currículo é transdisciplinar. Por meio de projetos de estudos definidos por consenso, se fortalece o desejo de aprender com significado para a vida, não objetivando somente uma prova futura específica.

Os alunos e alunas assumem responsabilidades, fazem combinações baseadas no bem-estar de todos/as e desenvolvem a capacidade de argumentação. Ao invés do protecionismo, a escola trabalha a autonomia e respeita a forma de organização de cada criança.


 

Diferenciais

P1090466.JPG
 

A metodologia da Amigos do Verde traz diversos diferenciais, tanto didáticos, quanto no cuidado com os pequenos.


Conheça algumas das atividades compreendidas pelo currículo:

  • Agroecologia: Busca a conscientização do ser humano como parte da natureza. Conhecimentos da nossa fauna e flora assim como de aspectos físicos, químicos, geológicos e biológicos são desenvolvidos através de atividades teóricas e práticas ligadas à sustentabilidade.

  • Música: Alunos e alunas têm a oportunidade de expressarem-se e tornarem-se ouvintes reflexivos, capazes de compreender, emocionar-se e apreciar a música como um processo cultural, interagindo com a natureza. A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, as aulas de Música contemplam, também, o ensino de flauta doce.

  • Educação Física: Busca propiciar experiências motoras através do movimento do corpo, na relação com o outro e com o meio. Proporciona-se a descoberta das potencialidades, gerando autoimagem e autoestima saudáveis e despertando o gosto pela prática de atividades físicas.

  • Hora do Conto: Atividades de exploração de livros, leituras e contação de histórias com diferentes recursos, além de empréstimo de livros da Biblioteca. Tem como principal propósito incentivar o hábito da leitura prazerosa.

  • Inglês (somente ensino fundamental): Tem como objetivo principal estimular a vivência, considerando a importância de uma segunda língua, despertando seu interesse de forma lúdica e criativa.

  • Yoga (somente ensino fundamental): Yoga ou o Yôga é um sistema de exercício físico e mental, que desenvolve boa postura, melhora a qualidade da respiração, equilibra o sistema nervoso, fortalece o sistema imunológico, desenvolve a autoconfiança e a concentração, estimulando o bem estar na vida da criança.


81528265f78e708db5f2ca6aa1daac84_510x230.png

Trocas e Vivências

Trocas e vivências são eventos realizados de acordo com a proposta pedagógica e com os projetos de estudos desenvolvidos pelas turmas.

Esses eventos têm como propósito socializar e integrar a comunidade escolar, despertando curiosidade para uma nova abordagem de aprendizagem. A maioria dos eventos está prevista em calendário escolar.

Culinárias: são realizadas 1 a 2 vezes ao mês, com a participação ativa dos alunos em todas as etapas de preparação da receita.

Hortas: são mantidas na escola hortas educativas, na qual as crianças, com o auxílio do professor de Agroecologia e professoras, realizam o plantio e o cuidado diário de hortaliças diversas.

Semana da Ecologia: Durante uma semana, de forma mais intensa e sistemática do que no cotidiano escolar, são desenvolvidas atividades relacionadas ao meio ambiente com a comunidade escolar, numa visão de ecologia interior, social e planetária. Há também a Mostra Científica Sustentável do Ensino Fundamental, realizada bienalmente na Semana da Ecologia.

Festa Junina: Organizada anualmente pela escola e alunos/as e aberta à comunidade.

Olimpíadas: Evento esportivo, realizado em um sábado, de caráter cooperativo e integrativo.

Acampamentos, acantonamentos e miniacantonamentos: Essas atividades são desenvolvidas em Itapuã (Estação Experimental ISLA), possibilitando um contato mais próximo com a natureza, através de trilhas ecológicas, plantios, passeios noturnos e outras atividades.

Acantonamento - Para alunos/as do Ensino Fundamental e Educação infantil a partir de Grupo 4 e referentes manhã. É realizado em um final de semana (sábado e domingo).

Miniacantonamento - Para alunos/as de Grupos 2, 3 e referentes manhã, durante um sábado.

Colheita e Feirão: Grande festa realizada em novembro, com a organização e participação da comunidade escolar. São vendidos: hortaliças, flores e temperos (colhidos por equipe e alunos/as no dia anterior), culinárias e artesanato produzidos também pelos alunos e alunas.

Aniversários: Nosso objetivo é valorizar ainda mais nossos sentimentos amorosos em relação à/ao aniversariante do dia. Assim, familiares poderão trazer um bolo de acordo com nossa proposta alimentar, que será complementado com o lanche oferecido pela Escola, no local em que a turma for realizar essa refeição. Dispensa-se, assim, o envio de convites e atividades extras. Será permitida a participação de pais e/ou familiares, sendo no máximo duas pessoas, durante o lanche e parabéns (cerca de uma hora de duração).

Curso de Experiência Reflexiva: Essa formação é oferecida para profissionais da área da educação, áreas afins ou interessados em geral. Coordenação e organização Silvia Lignon Carneiro, diretora-fundadora da Escola.

 
 

N u t r i ç ã o

1dfa8f8dbb1a67b53554563a73632dfe_510x230.png

Temos dois principais propósitos: nutrição adequada e educação para hábitos alimentares saudáveis. A escola oferece uma dieta naturalista, com lanches incluídos na mensalidade para todos/as, incentivando hábitos saudáveis, principalmente através das aulas de culinária inseridas nos projetos pedagógicos. Os educadores lancham junto com os alunos, reforçando o caráter educativo da proposta nutricional.

 
 
cdab3954921b4c6bfcead413e5357305_260x260.png

O cardápio nos almoços conta com arroz ou massa integral, feijão ou similar, legumes, verduras e frutas cozidos e crus, pois esses são a base de uma nutrição saudável. Complementamos com carnes de frango e peixe, queijos, leite/ derivados e ovos em dias alternados e em preparações diversificadas.

Nos lanches, sempre oferecemos frutas da estação, sucos naturais, leite ou iogurte e um complemento de carboidrato complexo como pão integral com requeijão e saladas, pizza integral, pão de queijo, bolo de cacau, entre outros.


 
 

Também possuímos convênios com diversas associações, instituições e empresas.

Descontos de 5% no meio turno para conveniados; desconto de 10% no meio turno para irmãos. Descontos não cumulativos.

conheça

ADUFRGS | Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre

AECEEE | Associação dos Engenheiros do Setor de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul

AFBRDE | Associação dos Funcionários do BRDE

AMP/RS | Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul

APERGS | Clube de Benefícios ASACLUB

APROJUS | Associação dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul

CAA/RS | Caixa de Assistência dos Advogados

CLUBE LIFE | Clube Life de Vantagens

CLUBE PREMIER | Bourbon Card

JORNALISTAS | Sindicato dos Jornalistas

SEMAPI | Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas Estaduais do Rio Grande do Sul

SIMVET | Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul

SINCOERGS | Sindicato dos Agentes Lotéricos Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Rio Grande do Sul

 
 

Educação Infantil

 
5_MOSCIENSUS-54.JPG
 

Opção de turnos manhã, tarde, integral e intermediário:

Manhã: 8h às 12h (com flexibilidade das 7h30min às 13h30min).

Tarde: 13h30min às 17h30min (com flexibilidade das 13h às 19h10min).

Turno integral: 7h30min às 19h10min.

Turno intermediário: para alunos/as do turno da tarde, oferecemos flexibilidade nos horários de chegada conforme necessidade (a partir das 9h, 10h ou 11h).

 

Turmas - Higienópolis

Manhã:

GA – 1 a 3 anos

GC – 3 a 6 anos

Ensino Fundamental

Tarde:

G1 – 1 a 2 anos

G2 – 2 a 3 anos

G3 – 3 a 4 anos

G4 – 4 a 5 anos

G5 – 5 a 6 anos

Turmas - Petrópolis

Semente - 4 meses a 1 ano

Broto - 1 a 2 anos

Folha -2 a 3 anos

Flor e Fruto - 3 a 6 anos

 
 

Ensino Fundamental

 
5_MOSCIENSUS-81.JPG
 

Do primeiro ao quinto ano, as aulas acontecem no turno da manhã, das 8h15min às 12h30min.

No Ensino Fundamental, os conteúdos do Plano de Estudos são baseados nos parâmetros curriculares do MEC e são inseridos nos projetos, através de construção de conceitos e atividades sistematizadas nos temas de aula e de casa, contemplando as seguintes áreas do conhecimento:

  • Alfabetização e Letramento: atividades desafiadoras a partir da teoria de Emilia Ferreiro, na qual os alunos avançam em suas hipóteses de leitura e de escrita, além de aprofundar as pesquisas e descobertas.

  • Raciocínio lógico-matemático: material dourado, ábaco, jogos com registros individuais e coletivos são recursos utilizados no dia-a-dia escolar.

  • Ciências e Estudos Sociais: experiências, observações, registros, pesquisas, entre outros.

  • Temas de casa e aula: Os temas de casa são oferecidos de 3 a 5 vezes na semana (dependendo do ano). Os temas de aula e outras atividades diárias, individuais ou coletivas, tem como objetivo revisar e consolidar os conteúdos aprendidos.

  • Conteúdos: são trabalhos integrados aos Projetos de Estudos de forma transdisciplinar, baseados nos PCN’s.

  • Espaço Escolar: salas de aula com classes individuais organizadas de diferentes formas (ex.: em pequenos grupos), materiais desafiadores, atividades em outros espaços como Quiosque, Recanto das Pedras, Espaço Cultural, Biblioteca.

  • Rotina diária: planejamento do turno, harmonização, atividades do projeto (temas de aula, experiências e pesquisas) intercaladas com atividades de auto(eco)conhecimento, lanche, pátio e aulas especializadas.

  • Expressão Artística: enfocando as múltiplas linguagens dos alunos e alunas são realizadas diversas propostas artísticas como: gráfica, plástica, teatral, literária, musical, dança entre outras.

  • Culinária e Aula-Passeio: Integradas aos projetos de estudos, em média uma vez por mês.

  • Turno Inverso: Há a opção de matrícula no turno inverso para alunos/as de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em que são oferecidos auxílio aos temas, relaxamento e atividades de pátio diariamente.

 
 

Sistema de Avaliação

 
AMVdiário-13.JPG
 

O sistema de avaliação é composto de entrevistas cooperativas, pareceres descritivos individuais, pareceres descritivos de grupo das aulas especializadas, relatórios das atividades e autoavaliação.

  • Ensino Fundamental e Educação Infantil: dois pareceres descritivos individuais, dois relatórios de atividades, entrevistas cooperativas com as famílias ao longo do ano.

  • Conselho de Classe participativo (Ensino Fundamental): conselho de classe com a participação ativa dos alunos.

  • Autoavaliações (opcional na Educação Infantil): a autoavaliação e a combinação de propósitos são realizadas ao longo do ano, por serem práticas reflexivas fundamentais, que tornam possível o aprimoramento e a transformação significativa para alunos/as, famílias, educadores/as, como também para o grupo (turma).

  • Avaliação Família-Escola: periodicamente enviamos questionários para as famílias, como forma de obtermos um feedback acerca dos diversos setores da escola.