Ensino

Propósito e Metodologia

 
5_MOSCIENSUS-48.JPG
 

Nosso propósito é proporcionar uma aprendizagem desafiadora cognitivamente e prazerosa, sem abrir mão do desenvolvimento emocional e de laços afetivos.

Além, disso, ainda buscamos:

  • Estimular a autonomia, a criatividade, a responsabilidade e a organização dos alunos e alunas;

  • Acolher as diferenças, os potenciais e as limitações individuais e de grupo;

  • Integrar alunos/as, equipe e familiares;

  • Incentivar a reflexão de que somos todos/as parte da natureza através de aulas teóricas e práticas.

61617919_1264698153677278_987520050590121984_n.jpg

Em tempos de valorização de uma educação integral, questionadora e humanizadora, a Amigos do Verde é pioneira em oferecer uma proposta pedagógica que visa contribuir para a formação de seres humanos pertencentes a um ecossistema de interdependência de pensamentos, atos e sentimentos.

Nossa proposta de educação integral se fortalece dentro do paradigma ecocêntrico, através da visão multidimensional do indivíduo, compreendendo-o no nível físico, emocional, mental e ético. O currículo da Amigos do Verde é transdisciplinar. Por meio de projetos de estudos definidos por consenso, se fortalece o desejo de aprender com significado para a vida. Os/as alunos/as assumem responsabilidades, fazem combinações baseadas no bem estar de todos/as e desenvolvem a capacidade de argumentação. Ao invés do protecionismo, a escola trabalha a autonomia e respeita a forma de organização das crianças.

A equipe, dentro da proposta de educação coletiva, está constantemente buscando auto(eco)conhecimento aplicado em vivência com alunos/as, equipe, mães e pais.

Estamos sempre nessa constante de aprender e evoluir. Nosso trabalho, atento às atualizações científicas que a ele se alinhem, tem por referência pensadores como Edgar Morin, Humberto Maturana, Rafael Yus, entre outros. Segundo Morin, a “...educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade...”. Queremos auxiliar alunos e alunas a se desenvolverem integralmente, considerando múltiplas inteligências e valorizando a a formação da criticidade e da responsabilidade social.


Proposta Pedagógica

52868944_1198177366996024_3094917488916299776_n.jpg

Com uma proposta de Educação Integral, nossa escola se fortalece dentro do paradigma ecocêntrico, através da visão multidimensional do indivíduo compreendendo-o no nível físico, emocional, mental e ético. Com um Plano de Estudos adequado às necessidades de cada faixa etária, a Escola propõe atividades de raciocínio lógico-matemático, alfabetização, dramatização, artes plásticas e recicladas, estudos sociais, culinárias naturalistas, ciências, aulas-passeio e outras que, aliadas às vivências de auto(eco)conhecimento, compõem uma rotina equilibrada e contemplam as múltiplas inteligências do ser, resultando em uma aprendizagem integral e plena. As atividades curriculares são desenvolvidas e integradas às de auto(eco)conhecimento, como massagens, relaxamentos, danças circulares, rodas de harmonização...

 
4d2a76cf9cd3632f4acc00fcd61da909_510x230.png

Plano de Estudos

O plano de estudos da Amigos do Verde é adequado as necessidades de cada faixa etária. Propomos atividades de raciocínio lógico-matemático,alfabetização, dramatização, artes plásticas e recicladas, estudos sociais, culinárias naturalistas, ciências, aulas-passeio e outras atividades aliadas às vivências de auto(eco)conhecimento, como massagens, relaxamentos e rodas de harmonização. Juntas, elas compõem uma rotina equilibrada que contempla as múltiplas inteligências, resultando em uma aprendizagem integral e plena.

Os projetos de estudos são construídos geralmente através de mapas mentais pelos/as alunos/as e professores/as de cada grupo. Isso torna o processo de aprendizagem dinâmico, prazeroso e possibilita enfocar os temas de forma transdisciplinar.


 

Diferenciais

MOSTRACIENTIFICA20192.jpg
 

A metodologia da Amigos do Verde traz diversos diferenciais, tanto didáticos, quanto no cuidado com os pequenos.


Conheça algumas das atividades compreendidas pelo currículo:

  • Agroecologia: Busca a conscientização do ser humano como parte da natureza. Conhecimentos da nossa fauna e flora assim como de aspectos físicos, químicos, geológicos e biológicos são desenvolvidos através de atividades teóricas e práticas ligadas à sustentabilidade.

  • Música: Alunos e alunas têm a oportunidade de expressarem-se e tornarem-se ouvintes reflexivos, capazes de compreender, emocionar-se e apreciar a música como um processo cultural, interagindo com a natureza. A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, as aulas de Música contemplam, também, o ensino de flauta doce.

  • Educação Física: Busca propiciar experiências motoras através do movimento do corpo, na relação com o outro e com o meio. Proporciona-se a descoberta das potencialidades, gerando autoimagem e autoestima saudáveis e despertando o gosto pela prática de atividades físicas.

  • Hora do Conto: Atividades de exploração de livros, leituras e contação de histórias com diferentes recursos, além de empréstimo de livros da Biblioteca. Tem como principal propósito incentivar o hábito da leitura prazerosa.

  • Inglês (somente ensino fundamental): Tem como objetivo principal estimular a vivência, considerando a importância de uma segunda língua, despertando seu interesse de forma lúdica e criativa.

  • Yoga (somente ensino fundamental): Yoga ou o Yôga é um sistema de exercício físico e mental, que desenvolve boa postura, melhora a qualidade da respiração, equilibra o sistema nervoso, fortalece o sistema imunológico, desenvolve a autoconfiança e a concentração, estimulando o bem estar na vida da criança.


61451616_1264698257010601_2779259924058734592_n.jpg

Trocas e Vivências

Trocas e vivências são eventos realizados de acordo com a proposta pedagógica e com os projetos de estudos desenvolvidos pelas turmas.

Esses eventos têm como propósito socializar e integrar a comunidade escolar, despertando curiosidade para uma nova abordagem de aprendizagem. A maioria dos eventos está prevista em calendário escolar.

Culinárias: são realizadas 1 a 2 vezes ao mês, com a participação ativa dos alunos em todas as etapas de preparação da receita.

Hortas: são mantidas na escola hortas educativas, na qual as crianças, com o auxílio do professor de Agroecologia e professoras, realizam o plantio e o cuidado diário de hortaliças diversas.

Semana da Ecologia: São desenvolvidas atividades relacionadas ao meio ambiente com a comunidade escolar, numa visão de ecologia interior, social e planetária. Bienalmente neste período ocorre a Mostra Científica Sustentável (Ensino Fundamental).

Festa Junina: Organizada pela equipe escolar e pelos/as alunos/as e aberta à comunidade.

Olimpíadas: Evento esportivo, realizado em um sábado, de caráter cooperativo e integrativo.

Acampamentos, acantonamentos e miniacantonamentos: Atividades desenvolvidas em Itapuã, na Estação Experimental da ISLA. Possibilita um contato mais próximo com a natureza através de trilhas ecológicas, plantios, passeios noturnos, etc.

Colheita e Feirão: Uma vez por ano, as crianças vivenciam a experiência de colher hortaliças de plantios de produção local. Em seguida, acontece o Feirão, uma grande festa realizada com a organização e participação da escola e dos familiares dos/as alunos/as. Nele, são vendidas hortaliças, flores e temperos, além de jogos, artesanatos e culinárias produzidas pelas crianças.

Curso de Experiência Reflexiva: Formação oferecida para profissionais da área da educação, áreas afins ou interessados em geral. É coordenado por Silvia Lignon Carneiro, diretora-fundadora da Escola.

 
 

N u t r i ç ã o

A escola oferece uma alimentação naturalista baseada em dois propósitos principais: nutrição adequada e educação para hábitos alimentares. Além disso, incentivamos práticas saudáveis através das aulas de culinárias que estão inseridas nos projetos de estudos.

O cardápio oferecido no almoço e nos lanches é preparado por uma nutricionista registrada no Conselho Regional de Nutrição e enviado, semanalmente, para as famílias. No almoço o prato sempre tem arroz ou massa integral, feijão ou similar, legumes e verduras cozidas e crus – que são a base de uma alimentação saudável. Complementamos com carne de frango ou peixe, queijos, leite/derivados e ovos em dias alternados e em diferentes preparações; oferecemos frutas da estação, sucos naturais, leite ou iogurte e um complemento de carboidrato complexo como pão integral, pizza integral, pão de queijo, bolo de cacau, etc.

Para crianças de até 02 anos não oferecemos açúcar e nem leite de vaca. NÃO UTILIZAMOS os seguintes alimentos: refrigerante, sucos artificiais, salgadinhos industrializados, doces com açúcar branco, guloseimas em geral, gelatinas industrializadas, alimentos refinados, embutidos em geral e carnes vermelhas. Vale lembrar que todos os eventos e/ou datas comemorativas realizados na escola e que envolvam alimentação, seguem a linha naturalista. Solicitamos que as famílias tragam seus pratos, copos e talheres para não utilizarmos materiais descartáveis.

 
 
cdab3954921b4c6bfcead413e5357305_260x260.png

Nos lanches, sempre oferecemos frutas da estação, sucos naturais, leite ou iogurte e um complemento de carboidrato complexo como pão integral com requeijão e saladas, pizza integral, pão de queijo, bolo de cacau, entre outros.


 
 

Também possuímos convênios com diversas associações, instituições e empresas.

Descontos de 5% no meio turno para conveniados; desconto de 10% no meio turno para irmãos. Descontos não cumulativos.

conheça

ADUFRGS | Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre

AECEEE | Associação dos Engenheiros do Setor de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul

AFBRDE | Associação dos Funcionários do BRDE

AMP/RS | Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul

APERGS | Clube de Benefícios ASACLUB

APROJUS | Associação dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul

CAA/RS | Caixa de Assistência dos Advogados

CLUBE LIFE | Clube Life de Vantagens

CLUBE PREMIER | Bourbon Card

JORNALISTAS | Sindicato dos Jornalistas

SEMAPI | Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas Estaduais do Rio Grande do Sul

SIMVET | Sindicato dos Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul

SINCOERGS | Sindicato dos Agentes Lotéricos Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Rio Grande do Sul

 
 

Educação Infantil

 
46070554_1132416780238750_8283019991419191296_n.jpg
 

Opção de turnos manhã, tarde, integral e intermediário:

Manhã: 8h às 12h (com flexibilidade das 7h30min às 13h).

Tarde: 13h30min às 17h30min (com flexibilidade das 13h às 19h).

Turno integral: 7h30min às 19h.

Turno intermediário: 10h às 19h (para alunos/as do turno da tarde).

 

Turmas

Manhã:

GA – 1 a 3 anos

GC – 4 a 6 anos

Ensino Fundamental

Tarde:

G1 – 1 a 2 anos

G2 – 2 a 3 anos

G3 – 3 a 4 anos

G4 – 4 a 5 anos

G5 – 5 a 6 anos

 
 

Ensino Fundamental

 
5_MOSCIENSUS-81.JPG
 

Do primeiro ao quinto ano, as aulas acontecem no turno da manhã, das 8h15min às 12h30min.

No Ensino Fundamental, os conteúdos do Plano de Estudos são baseados nos parâmetros curriculares do MEC e são inseridos nos projetos, através de construção de conceitos e atividades sistematizadas nos temas de aula e de casa, contemplando as seguintes áreas do conhecimento:

  • Alfabetização e Letramento: atividades desafiadoras a partir da teoria de Emilia Ferreiro, na qual os alunos avançam em suas hipóteses de leitura e de escrita, além de aprofundar as pesquisas e descobertas.

  • Raciocínio lógico-matemático: material dourado, ábaco, jogos com registros individuais e coletivos são recursos utilizados no dia-a-dia escolar.

  • Ciências e Estudos Sociais: experiências, observações, registros, pesquisas, entre outros.

  • Temas de casa e aula: Os temas de casa são oferecidos de 3 a 5 vezes na semana (dependendo do ano). Os temas de aula e outras atividades diárias, individuais ou coletivas, tem como objetivo revisar e consolidar os conteúdos aprendidos.

  • Conteúdos: são trabalhos integrados aos Projetos de Estudos de forma transdisciplinar, baseados nos PCN’s.

  • Espaço Escolar: salas de aula com classes individuais organizadas de diferentes formas (ex.: em pequenos grupos), materiais desafiadores, atividades em outros espaços como Quiosque, Recanto das Pedras, Espaço Cultural, Biblioteca.

  • Rotina diária: planejamento do turno, harmonização, atividades do projeto (temas de aula, experiências e pesquisas) intercaladas com atividades de auto(eco)conhecimento, lanche, pátio e aulas especializadas.

  • Expressão Artística: enfocando as múltiplas linguagens dos alunos e alunas são realizadas diversas propostas artísticas como: gráfica, plástica, teatral, literária, musical, dança entre outras.

  • Culinária e Aula-Passeio: Integradas aos projetos de estudos, em média uma vez por mês.

  • Turno Inverso: Há a opção de matrícula no turno inverso para alunos/as de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em que são oferecidos auxílio aos temas, relaxamento, oficinas (Circo, Teatro, Capoeira) e atividades de pátio diariamente.

 
 

Sistema de Avaliação

 
AMVdiário-13.JPG
 

O sistema de avaliação é composto de entrevistas cooperativas, pareceres descritivos individuais, pareceres descritivos de grupo das aulas especializadas, relatórios das atividades e autoavaliação.

  • O sistema de avaliação é semestral, composto de entrevistas cooperativas, pareceres descritivos individuais, pareceres descritivos de grupo das aulas especializadas, relatórios das atividades e autoavaliação.

    ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: dois pareceres descritivos individuais, dois

    relatórios de atividades e entrevistas cooperativas com as famílias ao longo do ano.

    AUTOAVALIAÇÃO (OPCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL): a autoavaliação e a combinação de propósitos são realizados ao longo do ano, pois são práticas reflexivas fundamentais que tornam possível o aprimoramento e a transformação significativa para alunos/as, famílias, educadores/as e também para a turma.

    AVALIAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: ao final de cada ano enviamos questionários para as famílias como forma de obtermos um feedback acerca dos diversos setores da escola.

    CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO: após o conselho de classe dos professores/as, as crianças se juntam com esses para compartilharem suas reflexões e contribuições acerca das aulas e Escola.